Mais populares

Clique aqui para eleger os artigos mais populares. Em 1 de Janeiro 2020 iremos contabilizar os votos. Ainda não temos dados suficientes para eleger os mais populares.

Newsletter


As sedes das grandes tecnológicas em Portugal

19 de Dezembro 2019

    Neste artigo vamos mostrar os escritórios de empresas médias e grandes de todo o mundo em Portugal. Elas são Nokia, Microsoft, Intel, Dell, Epson, Samsung, Google, IBM, Revolut.

  - Nokia Lisboa e Aveiro
    Esta empresa Finlandesa ajudou a introduzir a rede 3G em Portugal, e está localizada nas cidades de Aveiro, e recentemente, Lisboa. Tem mais de 2000 funcionários a trabalhar, e é capaz de ser a grande tecnológica a contratar mais em Portugal.
  - Microsoft Lisboa
    A Microsoft, uma das 10 maiores empresas americanas e entre as 100 maiores empresas está também instalada em Lisboa, assim como noutras grandes cidades europeias. Mundialmente, tem quase 175000 trabalhadores, mas em Portugal o número é pequeno: 289 (aproximadamente).
  - Intel, Dell, Epson, Samsung Oeiras e Porto
    Quase todas elas contratam entre 20 e 500 funcionários em Portugal e estão todas alojadas no mesmo sítio. Chama-se Lagoas Park e localiza-se em Oeiras. Tem cerca de 10 prédios com cerca de 5 pisos com as tecnologias mais avançadas do mercado. A empresa chamada DELL tem também uma pequena sede no Porto. O valor de funcionários deve ser exatamente o mesmo.
  - Google Lisboa
    Também esta grande empresa escolheu Lisboa para ficar. Tem um pequeno escritório na Avenida da Liberdade onde não deve ter mais do que 100 funcionários.
  - IBM Lisboa
    A IBM tem uma grande sede em Lisboa, no Parque das Nações, provavelmente o sítio em Portugal com mais densidade de empresas estrangeiras. Não se encontra em lado nenhum quantas pessoas contrata mas deve ser algo entre 100 e 1000.
  - Revolut Matosinhos
    Esta grande start up inglesa já está em Portugal! Com sede no norte (para variar), em Matosinhos, na área metropolitana do Porto, é uma das sedes desta lista com mais funcionários. Conta com mais de 450 funcionários, mas abriu só em Dezembro 2019.

    Todas estas grandes empresas, juntas, contratam quase 12000 funcionários. São capazes de representar uma boa percentagem dos empregados portugueses (0,25% aproximadamente) e também uma percentagem significativa do PIB. Está aqui um pequeno ranking das cidades com mais sedes destas empresas:
  1º  Lisboa, Lisboa  4 sedes
  2º  Oeiras, Lisboa  4 sedes
  3º  Porto, Porto  1 sede
  4º  Aveiro, Aveiro  1 sede
  5º  Matosinhos, Porto  1 sede
Com isto reparamos que no Norte/Porto, há apenas 2 sedes, no Centro/Aveiro, 1 também, em Lisboa há 8, e no Sul, no Algarve, nos Açores e na Madeira não há nenhuma. Atualmente, está tudo concentrado em Lisboa. Só as empresas grandes, mas pequenas comparadas com Microsoft e outras, é que escolheram o Porto ou Aveiro. Talvez o Porto, se fosse maior, talvez pudesse acolher mais empresas, mas o Porto é minúsculo. Quase nem 100km2 tem. Cidades grandes para Portugal como Braga, Funchal, Ponta Delgada, Coimbra e Setúbal não tiveram nenhuma presença nesta lista.


Mande a sua imagem para o nosso email. Será colocada na página/artigo correspondente em menos de 1 mês.