Mais populares


Clique aqui para eleger os artigos mais populares. Em 1 de Janeiro 2020 iremos contabilizar os votos.


Newsletter



Exploração de lítio

9 de Dezembro 2019

     Este artigo irá focar-se principalmente no lítio, para que serve, em que países está presente e que desvantagens e vantagens que tem.
    O lítio está presente em alguns países como Bolívia, Chile, China, Aústrália, Portugal, Brasil e Zimbabue (podem não estar todos os países com lítio presentes aqui). É um pouco poluente e estraga paisagens naturais (exemplos podem ser encontrados no Interior Norte de Portugal).
    Em Portugal a exploração de lítio está presente (substancialmente) nos arredores dos distritos de Braga, Guarda, Vila Real e Castelo Branco. Já se realizaram várias manifestações feitas pela população local e estrangeira. O Governo de Portugal deve ser no mundo, um dos primeiros com mais medidas para as alterações climáticas, mas nenhuma dessas fala em acabar com a exploração de lítio. Dizem que o lítio tem futuro, pois vai servir para as atuais baterias dos carros elétricos mas o planeta é que não tem futuro se continuarem com estas medidas. Claro que o lítio não tem comparação ao petróleo, mas é prejudicial à saúde do planeta terra. Mesmo assim, nem que o lítio tenha futuro acredito, pois marcas como a Hyundai já começaram a investir a carros a hidrogénio. Os carros a hidogénio têm autonomias superiores aos elétricos (de 900km aproximadamente), numa primeira fase. Começamos já neste artigo a abordar um pouco o tema de um artigo próximo.


Floresta
©Brodie Vissers 2020