Mais populares

Clique aqui para eleger os artigos mais populares. Em 1 de Janeiro 2020 iremos contabilizar os votos. Ainda não temos dados suficientes para eleger os mais populares.

Newsletter


Tudo sobre programação para crianças

5 de Dezembro 2019

    Neste artigo iremos falar-lhe da programação para crianças.
    Este é um tema bastante discutido e já existem pelo menos 3 redes de escolas por todo o país. Movimentos gratuitos sobre programação devem ser aproximadamente à volta de 15, mas as cidades do litoral são, substancialmente, as mais abranjidas. Talvez a cidade do interior com mais escolas de programação deve ser Vila Real. A rede mais conhecida e com mais escolas é a Happy Code com cerca de 20 escolas não só em Portugal Continental, mas também nos arquipélagos.     Mas o que é ensinado nestes movimentos? Aprender a ser um hacker? Não. Á frente iremos mostrar-lhe quais são as linguagens mais simples da programação (escritas, não com blocos) recomendadas por idades.
Pode-se ensinar uma criança de 5 anos a programar na linguagem mais simples da programação (que não contém blocos e sim código escrito) é o Logo (na minha opinião). Esta linguagem usa apenas comandos simples como por exemplo: FD90 (90 passos em frente); LT90(90 passos para a esquerda. Depois temos um degrau muito grande acima, o HTML e o CSS. Recomendamos já para 9 anos. Este site é 99,9% feito com essas linguagens. O html tem uma estrutura básica, mas depois é mais difícil pois existem muitas tags (Termo usado nesta linguagem. Cada tag tem uma função.). Já o CSS é bastante mais difícil. Esta linguagem define os estilos do site (cor, alinhamento do conteúdo, posição do conteúdo, tipo de letra,...). Para 13 anos temos recomendado linguagens como JS, PHP, PYTHON e RUBY. A maior parte destas linguagens dão emprego a uma grande parte dos programadores e são fundamentais para esta profissão. Mais tarde, quase na vida adulta temos recomendados linguagens como C, C#, C+, C++ e JAVA. Estas linguagens são fundamentais, mas não são muito usadas em algumas áreas da programação.
    Nunca tenha receio que algum familiar seja um programador. A programação é inofensiva.


Não encontramos nenhuma imagem. Mande a sua para o nosso email.